quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Harmonização de Vinhos Virtual

Pela primeira vez participei de uma harmonização de vinhos virtual. E adorei !!!!


A harmonização foi proposta pela querida Nina do Gourmandise e também pelo blog Le Vin ao Blog .

Em primeiro lugar, quero me desculpar por não ter postado minhas impressões ontem, mas infelizmente eu simplesmente esqueci de publicar; como o horario combinado era 18:00 horas...eu acabei me entretendo com os afazeres do trabalho e....
Mas, juro que não dei nem uma espiadinha nos outros blogs participantes da harmonização, para evitar que houvesse qualquer vies em minhas percepções sobre a harmonização.


Vamos ao que interessa !!!!

O vinho: Salton Classic Salton Classic Gewurztraminer 2005
Produtor: Salton
Região: Bento Gonçalves - RS
Uva: Gewurztraminer


Bom, todo mundo que frequenta meu blog sabe que eu amo vinhos, mas que porém eu não possuo nenhum conhecimento técnico sobre bebidas, emtão, quero registrar que estas são minhas opiniões "caseiras".

Deixei o vinho climatizando, e servi a 10º .

O aroma do vinho, bem frutado é delicioso , algo como frutas e flores...bem perfumado mesmo.

Ao primeiro gole, senti delicadesa do sabor. E, embora eu não seja grande apreciadora de vinhos brancos ( dou preferencia aos tintos ) à primeira vista ele me agradou.

Vamos ao prato !

A sugestão, enviada pela Nina para a harmonização era um peixe com legumes salteados: Robalo grelhado sobre ninho de legumes.

Fiz o prato conforme a receita indicada. A única coisa que faltou foram as folhinhas de tomilho fresco, pois eu não encontrei no supermercado.

Tal como o vinho, o prato é muito
O peixe com carne tenra e bem suave. Não me agradou muito a combinação de raspas de grapefruit nos legumes, talvez por eu não estar muito acostumada a estas combinações.

A harmonização:

A combinação do vinho com o prato pareceu-me algo bem simples. Nas primeiras garfadas, o casamento ia muito bem, obrigada.

Com o peixe principalmente, pois o seu sabor suave ressaltava a forte presença do vinho. Senti no vinho algo de picante, que também me pareceu bem de acordo com o prato.

Já com os legumes, acho que o vinho "brigou" um pouco, pois ambos tinham sabor bem presente, talvez esta minha impressão tenha acontecido por causa do toque citrico dos legumes...

Em linhas gerais, acho que o aroma e sabor frutado do vinho estiveram em harmonia com o prato ( peixe) , com um unico senão, no meu caso, os legumes sobrepuresam os aromas do vinho e causaram uma certa deselegancia.

Ainda sobre o vinho, como eu disse acima, nos primeiros goles, a sua delicadesa me agradou, a temperatura se mostrou correta. Mas no decorrer da harmonização, senti a presença do alcool mais marcante, acho que o vinho "empapuçou" , não sei se pelo teor alcoolico ou se pela nossa inesperiência com os vinhos brancos.

Vou inserir a foto do prato mais tarde....

Abaixo, a receita elaborada elaborada pela Nina:

Robalo grelhado sobre ninho de legumes Para o peixe:
- 4 filés de robalo (pode substituir por pargo ou cherne)
- sal
- pimenta do reino preta moída na hora
- farinha de trigo
- azeite
Espaguete de legumes:
- 4 abobrinhas italianas (rale no ralador fino de comprido, fazendo longas tiras/fios de legume, desprezando as sementes)
- 1 cenoura (mesmo comprimento das abobrinhas) raladas em tiras finas e longas
- 1 dente de alho finamente fatiado
- raspas de 1 grapefruit – cuidado para não raspar a parte branca, pois amarga (ou laranja)
- ½ colher de chá de pimenta rosa quebrada (ou à gosto)
- 1 colher de chá de salsa picada
- ½ colher de chá de tomilho fresco
- sal
- azeite
Tempere o peixe com sal e pimenta. Passe pela farinha de trigo, retire o excesso e grelhe em frigideira com azeite (ou óleo).
Enquanto isso, aqueça azeite em uma frigideira e coloque o alho (não deixe queimar), acrescente a cenoura, aumente o fogo e salteie, temperando com sal. Quando amaciar, acrescente a abobrinha e um pouquinho de sal. Não cozinhe em excesso, as abobrinhas perder sabor se cozidas até amolecer. Desligue e finalize com casca de grapefruit, pimenta rosa, salsa, tomilho e sal se necessário.
Montagem:Disponha em dois pratos, um ninho com os legumes, coloque o filé de peixe por cima (ou dois caso seja pequeno) e regue com azeite.

Gostaria de deixar registrado aqui o meu agradecimento ao pessoal do Gourmandise e também do Le Vin ao Blog e dizer que adorei ter participado !




2 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Lilian, o que mas aprecio nestas harmonizações é a integração dos blogs. Já linkei a sua publicação lá no Gourmandise.
Ficamos felizes com a sua participação.
beijos,
Nina.

Rafaela disse...

Lilian, que legal que você gostou da 'brincadeira'. Assim como a Nina e o Marcel, o que nos deixa mais contentes é justamente poder nos integrarmos por meio de pratos e vinhos com pessoas de outros blogs - e, conseqüentemente, lugares. Esperamos que venham outras e você participe novamente com a gente.
Abraços.
Claudio e Rafaela